Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Igualdade no desporto

Todos nós, amantes e praticantes das mais variadas modalidades sofremos na pele quase diariamente este fosso existente entre os diversos desportos.
Bem sabemos que o futebol é o desporto rei, pelo menos por território Luso. Basta ver-mos um noticiário que percebe-se logo todo esse favoritismo.
Não é só o futebol onde existem muitas equipas profissionais e onde os jogadores recebem para fazer o que mais gostam.
Ficam aqui as perguntas: Posso sonhar com um salário a fazer o que mais gosto?
Será que a Orientação chegará ao ponto da profissionalização ?
Poderei participar em alguns Jogos Olímpicos nesta modalidade ?
São questões que nem metemos dada a situação atual.

À 2 fins-de-semana fui ajudar na organização da prova de Serpa que servia para angariar fundos para ajudar no projeto das Seleções.
A Federação faz o que pode, mas na situação que vivemos somos nós que temos que pagar pelo menos parte das despesas das idas aos campeonatos.
Basta olhar-mos para o atletismo, em que uma ida aos Campeonatos da Europa não só é totalmente paga como também lhes oferecem os equipamentos.
Ando a treinar diariamente e luto constantemente para conseguir o apuramento e sei que vou ter que investir a seguir para poder ter acesso a essas experiências internacionais.
Pensem como seria uma dia poder mos ter atletas que vivessem num centro de estágios e que fossem sempre acompanhados.

Ainda assim com todos estes entraves vemos atletas a irem a finais dos Campeonatos do Mundo de Seniores, e grandes resultados no Campeonato do Mundo de Júniores. São heróis no mínimo! 

Sei que a orientação é um desporto "novo" comparando com o futebol, atletismo ou rugby mas merecia por vezes uma maior divulgação. É um desporto no mínimo entusiasmante.
Quando vejo noticias do género  "Ontem na Serra da estrela houve um encontro de parapentistas onde participaram 20 pessoas", pergunto-me onde está a noticia da última prova da taça de Portugal onde participaram 800 pessoas ? Onde ?
Por vezes uma aparição no canal RTP 2, no magazine do Desporto.Canal que querem retirar da televisão portuguesa...

Quero agradecer todo o trabalho feito em prol desta modalidade que sei que não foi pouco até agora, na maior parte dele voluntário. Desde a Federação até cada atleta passando pelos clubes.

Espero um dia poder ver os meus netos na televisão a disputarem os primeiros lugares na prova de Distância Longa nos Jogos Olímpicos !

Até lá é lutar para chegar o mais longe possível e levar tanto este país como esta modalidade aos ouvidos do mundo. 

Harder, Better, Faster, Stronger !

DB

1 comentário: